O Netsal desenvolve atividades em duas áreas de pesquisa: Teoria Social e América Latina. A primeira é dedicada à Teoria Sociológica e Social, discutindo os temas: teoria da subjetividade coletiva, modernidade global, teoria crítica e teoria das ações coletivas e dos movimentos sociais. Já a área de América Latina surge como referência empírica central, sustentando grande parte das discussões desenvolvidas tanto em Teoria Social, como dialogando com outros campos da sociologia relacionados à política, história e vertentes críticas dos estudos latino-americanos.

Os resultados dessas linhas de análise estão em dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito do NETSAL, bem como nos projetos de pesquisa individuais e coletivos, em publicações dos membros do grupo e, em particular, na confluência dos trabalhos dos seus coordenadores, Breno Bringel, José Maurício Domingues e Guilherme Leite Gonçalves.

Criado em 2005, o núcleo está dinamizado desde 2013 em quatro subgrupos (Teoria Social, Sociologia Latino-americana, Movimentos Sociais e Brasil contemporâneo), que se reúnem periodicamente para dicustir o desenvolvimento das pesquisas e das atividades de extensão. Ainda no âmbito do NETSAL são realizadas reuniões gerais, palestras abertas, cursos de extensão, seminários nacionais e internacionais e um seminário interno anual. Os conteúdos desses encontros são reportados pelos dossiês NETSAL, publicados anualmente, e nos Cadernos de Trabalho NETSAL.