banner-abril-2013

IESP UERJ

Sobre o Netsal

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) é um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, com sede no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O NETSAL desenvolve suas atividades nas duas áreas de pesquisa indicadas por seu nome. A área de Teoria dedica-se aos fundamentos da Teoria Sociológica e Social, discutindo principalmente os seguintes temas: teoria da subjetividade coletiva, modernidade global e teorias das ações coletivas e dos movimentos sociais. Abarca tanto as discussões mais gerais, globalmente encetadas, sobre estes temas, quanto as suas manifestações específicas no subcontinente latino-americano. A área de América Latina surge, por seu turno, como referente empírico central que dá sustentação a parte das discussões desenvolvidas tanto em Teoria Social de modo geral, como em Ações Coletivas, Contestações Políticas e Movimentos Sociais, de forma mais específica. Em particular, a ideia de modernidade (global e na América Latina) e as contestações e movimentos sociais são os focos estruturantes das indagações que o NETSAL propõe.

As atividades do grupo incluem: discussões e reuniões periódicas; debates de conjuntura política e seminários internos; desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão; organização de seminários nacionais e internacionais; e, mais recentemente, publicações próprias em dois formatos: dossiês e working papers. Destaca-se, entre todas essas atividades, a organização do Seminário Internacional 'Modernidade Global e Contestações Sociais' (Rio de Janeiro, Maio de 2012), que reuniu destacados especialistas internacionais de todos os continentes, e que espelha alguns dos temas centrais sobre os quais o núcleo vem se debruçando em suas pesquisas, discussões e publicações. Neste ultimo campo, vale ressaltar também que o grupo tem produzido, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado, vários artigos, capítulos de livros e livros com importante repercussão nos meios acadêmicos nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o NETSAL.


Novidades no site

Palestras e Eventos
Confira os eventos realizados pelo Netsal ao longo de 2015

FacebookTwitterLinkedin