IESP UERJ

Dossiês Netsal

O Dossiê Temático NETSAL é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Sua primeira edição (julho/dezembro 2012) dedicou-se à Rio+20 e à Cúpula dos Povos, ocorridas em maio de 2012 na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo do Dossiê Temático é organizar e sistematizar fontes relevantes sobre um tema específico a cada edição, contribuindo para a pesquisa acadêmica e o debate intelectual, neste caso específico, para além do que é suscitado no período próximo a grandes eventos de repercussão midiática. Em virtude disso, o Dossiê não tem a pretensão de abarcar exaustivamente a cobertura jornalística, ou mesmo de ser representativo dela; pelo contrário, temos o intuito de selecionar determinadas fontes primárias e secundárias que, transcendendo em relevância a massa de informação momentânea, se tornam interessantes para um balanço mais distanciado e um estudo mais denso do fato social e histórico em questão. Destarte, nos dossiês temáticos, dedicamos particular atenção aos sujeitos e meios de comunicação alternativa que, a despeito de sua marginalidade diante da comunicação de massa hegemônica, representam um ponto de vista crítico e criativo – por vezes vocalizando sujeitos engajados diretamente na disputa política – que constitui um caminho prolífico para questionar e reconstruir as narrativas hegemônicas que se sedimentam através dos jornais e revistas de maior circulação. Finalmente, o Dossiê serve ademais para subsidiar a discussão de conjuntura política e de temas relevantes da agenda de pesquisa do próprio NETSAL.

Editores responsáveis pelo dossiê: Ana Beatriz Martins, Victor Piaia e Rafael Rezende

Baixar dossiês

Dossiê Temático n.6 (dezembro 2016) – Imaginário Moderno e Tendências de Desenvolvimento
Dossiê Temático n.5 (dezembro 2015) – Sociologia Latino-americana II: Desenvolvimento e atualidade