Comunica América Latina

Edição atual

Comunica América Latina VII, out/dez, fev 2022

Edições anteriores

Comunica América Latina VI, jul/set, outubro 2021


Comunica América Latina V, abr/jun, julho 2021


Comunica América Latina IV, jan/mar, abril 2021


Comunica América Latina III, out/dez, fevereiro 2021


Comunica América Latina II, jul/set, outubro 2020


Comunica América Latina I, mar/jun, julho 2020


 

Corpo editorialNormas para publicaçãoContato
Conselho editorial: Breno Bringel

Corpo de redação: Alyssa Trotte, Brauner Geraldo Cruz Junior, Daniel Henrique Ferreira, Deborah Moraes Souza Lopes, Giovanna Lucio Monteiro, Hellen Oliveira, Henrique Fonseca Correia, Jefferson Nascimento, Lara Sartorio Gonçalves, Lívia Alcântara, Mariane Silva Reghim, Marília Closs, Meyre Valle Teixeira, Paulo César Limongi, Pedro Borba, Pedro Demenech, Roberta Alano, Simone da Silva Ribeiro Gomes, Vitória Gonzalez

A autoria de textos do Comunica América Latina é destinada a pesquisadoras, pesquisadores, ex pesquisadoras e ex pesquisadores do NETSAL, bem como pessoas convidadas. É necessário que as pessoas autoras submetam seus artigos contendo cerca de 1.000 palavras ao processo de avaliação por parte do Conselho Editorial e da Editoria de Redação. São aceitos textos em português, inglês e espanhol.
NETSAL (IESP-UERJ)
Rua da Matriz, 82 – Botafogo – CEP: 22260-100 – Rio de Janeiro/RJ – Brasil
  

Observatório de Movimentos Sociais da América Latina

O Observatório de Movimentos Sociais da América Latina foi criado pelo subgrupo de movimentos sociais do NETSAL diante da urgência do momento histórico e a necessidade de mapear iniciativas que buscam dar respostas à crise da Covid-19 na região, bem como os diferentes atores e cenários em disputa, contribuindo assim a visualizar algumas das alternativas emergentes, mas também os principais conflitos societários existentes e suas chaves mais amplas.

Nesse sentido, mais do que um observatório das organizações de movimentos ou dos eventos de protesto, como costuma ser habitual, busca-se apreender os sentidos das disputas em curso. Nos momentos mais graves da pandemia, isso implica, por exemplo, observar as lutas vinculadas ao cuidado, à defesa dos serviços públicos e contra a mercantilização, bem como as iniciativas diversas que têm buscado fortalecer os laços sociais e os vínculos comunitários, defender o conhecimento produzido nos territórios e valorizar a vida em comum, a partir de intercâmbios, redes solidárias e propostas de apoio mútuo. No entanto, para além da pandemia em si e seus desdobramentos mais imediatos, pretende-se aos poucos, como já tem feito o NETSAL em suas pesquisas coletivas, projetar horizontes mais abrangentes de transformação social. Isso requererá um olhar do Observatório para agendas, movimentos, experiências e sujeitos que apostam, a partir de culturas militantes renovadas, por cenários de transição e novos paradigmas.

O Comunica América Latina do Observatório é construído coletivamente e protagonizado por jovens pesquisadoras/es do grupo e traz subsídios relevantes para pensar o cenário latino-americano contemporâneo em uma chave crítica e de unidade na diversidade. Esperamos, dessa maneira, que o Observatório de Movimentos Sociais da América Latina contribua para gerar conhecimento qualificado ao debate acadêmico e público atual!

O Comunica América Latina é uma publicação trimestral e aceita publicações em português, inglês e espanhol.