Seminários

Outubro 2019

Grupo de Trabalho CLACSO

Veja a programação

Setembro 2018

Curso de Extensão: Cidades - Olhares Periféricos

Veja a programação

Junho 2017

Marx - O Capital – 150 anos depois

Veja a programação

Junho 2015

I Seminário Internacional de Teoria Social e América Latina

Veja a programação

Colóquio - Jornadas de Junho... dois anos depois

Dois anos após as mobilizações que sacudiram o país em Junho de 2013, o Colóquio discutiu seus múltiplos significados, impactos e desdobramentos na política, na sociedade e na cultura. Serão apresentadas interpretações que resultam de pesquisa empírica realizada ao longo dos dois últimos anos em diferentes cidades, bem como análises da atual conjuntura política.

Data 22 de Junho de 2015

Local: IESP-UERJ, Rua da Matriz, 82, Botafogo

Novembro 2014

Seminário internacional - Os BRICS novas configurações do poder global? O que muda, permanece?

Veja a programação

Abril 2014

Seminário Hispano-brasileiro - Reconfigurações Geopolíticas e Crise Global: diálogos Europa – América Latina

Veja a programação

Maio 2014

Seminário internacional - Diálogos Movimentos Sociais e Universidades na América Latina: pesquisa militante, construção de conhecimentos e bens comuns

Veja a programação

Dezembro 2013

Seminário Internacional - Reconfigurações Geopolíticas e Modernidade Global: América Latina e Europa em perspectiva comparada

Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2013 o NETSAL organizou em Madri com o Grupo de Pesquisa sobre Espaço e Poder da Universidade Complutense de Madri o Seminário Internacional “Reconfigurações Geopolíticas e Modernidade Global: América Latina e Europa em perspectiva comparada”. O Seminário é fruto de um projeto de cooperação internacional financiado pela CAPES e pelo Ministério de Educação da Espanha e contou com a participação dos coordenadores do NETSAL, Breno Bringel e José Maurício Domingues, além dos seguintes convidados: Carlos Milani, David Slater, Almudena Cabezas, Heriberto Cairo, Olivier Kramsch.

Maio 2013

Ciclo de debates Brasil: do país do futuro ao futuro do país

Mesa 1. O presente do Brasil e suas projeções de futuro

Veja a programação

Mesa 2. Movimentos Sociais e Desigualdades

Veja a programação

Maio 2012

Global Modernity and Social Contestation

O Seminário Internacional – Global Modernity and Social Contestation teve como objetivo central reunir destacados especialistas internacionais (provenientes da Índia, China, Australia, África do Sul, Moçambique, Egito, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Bolívia, Argentina, além do Brasil) para discutir as interações entre a teoria crítica e as contestações sociais. Desenvolvidos habitualmente como campos de discussão bastante delimitados e paralelos, suas conexões são pontuais e problemáticas. No entanto, ao mesmo tempo em que presenciamos um período de crise global com profundas transformações sociais, ambos os campos vivem um momento de redefinição e o Seminário discutiu até que ponto uma maior interação entre eles pode enriquecer e permitir a construção de uma agenda de pesquisa comum, lançando um olhar bidirecional sobre como se podem reunir e renovar essas correntes, identificando proble­mas e gargalos, disjunções e impasses, bem como possíveis conciliações e soluções. Com isso em vista, a definição das mesas do seminário foi cuidadosamente pensada para instigar o debate, tendo em conta a origem dos convidados, o gênero, suas linhas de pesquisa e os eixos temáticos centrais para o diálogo.

Veja a programação

As Mobilizações e os Nossos Direitos

Debateu o ciclo de mobilizações que vem ocorrendo no Brasil, a partir do olhar da periferia e de militantes e intelectuais de esquerda.

Organização: projeto Movimentos Sociais e Organizações do Rio de janeiro – Faperj / Netsal / IESP-UERJ