Apresentação

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) é um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, com sede no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O NETSAL desenvolve suas atividades nas duas áreas de pesquisa indicadas por seu nome. A área de Teoria dedica-se aos fundamentos da Teoria Sociológica e Social, discutindo principalmente os seguintes temas: teoria da subjetividade coletiva, modernidade global, teoria crítica e teorias das ações coletivas e dos movimentos sociais. A área de América Latina surge, por seu turno, como referente empírico central que dá sustentação a boa parte das discussões desenvolvidas tanto em Teoria Social de modo geral, como em diálogo com a sociologia política, a sociologia histórica e vertentes críticas dos estudos latino-americanos.

O grupo busca assim não descurar da realidade empírica e da relação da pesquisa teórica com esse universo, mas também reservar à teoria um lugar de destaque em seus debates. Neste cenário, a América Latina aparece como unidade de análise privilegiada, tanto em pesquisas teóricas sobre a modernidade, como em propostas mais empiricamente orientadas que buscam vias renovadas de interpretação para a sociologia latino-americana, o ativismo contemporâneo e as múltiplas crises atuais. Estes eixos mais amplos, desdobram-se no NETSAL em vários projetos específicos que tem buscado analisar temas como a cidadania, os direitos, os movimentos sociais, os conflitos societários, o Estado, o internacionalismo militante, a geopolítica do conhecimento, a história da sociologia em perspectiva regional e global e as tendências de desenvolvimento.

Resultados dessas linhas de preocupações podem ser encontrados nas dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito do NETSAL, bem como nos projetos de pesquisa individuais e coletivos, nas publicações dos membros do grupo e, em particular, na confluência dos trabalhos dos seus coordenadores, os professores Breno Bringel e José Maurício Domingues.

Criado em 2005 no antigo IUPERJ, o núcleo continuou no IESP-UERJ as atividades desenvolvidas anteriormente, ganhando maior densidade coletiva e volume a partir de 2011. Em seus quase 15 anos de existência, desenvolveu mais de uma dezena de projetos de pesquisa financiados por agências nacionais e internacionais e já formou 23 mestres e 26 doutores em Ciência Política e em Sociologia, com dissertações e teses vinculadas às temática do núcleo, além de ter acolhido 6 pós-doutorados e 18 pesquisadores visitantes, a maioria do exterior. Possui atualmente 25 pesquisadores ativos e 23 pesquisadores associados, 5 projetos em andamento e uma ampla rede nacional e internacional de colaboração associada a suas linhas principais de pesquisa.

Tendo em vista o crescimento exponencial do núcleo nos últimos anos, o mesmo passou a se dividir em 2013 em subgrupos, que funcionam de forma autônoma, embora conectada às linhas e atividades gerais do NETSAL. São quatro os subgrupos: Teoria Social, Sociologia Latino-americana, Movimentos Sociais e Brasil contemporâneo. As dinâmicas de funcionamento de cada subgrupo são distintas, mas todos eles reúnem-se periodicamente para discussões coletivas e para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e das atividades de extensão em andamento. O subgrupo mais intermitente é o de Brasil contemporâneo, criado para discutir as transformações do país, sua crise atual, as diversas facetas da conjuntura política e os horizontes possíveis de alternativa.

As atividades dos subgrupos são reportadas a cada três semanas nas reuniões gerais do NETSAL, nas quais confluem todos os pesquisadores para discutir as atividades comuns do núcleo, que organiza com frequência palestras abertas, seminários nacionais e internacionais, além de um seminário interno anual. Nestas reuniões gerais, são debatidos os temas centrais que orientam anualmente a agenda intelectual do grupo. Alguns dos eixos transversais do NETSAL tem sido as relações entre teoria crítica e movimentos sociais; a crise da esquerda e as tendências de desenvolvimento da modernidade; a dimensão geopolítica da teoria e das contestações sociais; as transformações da militância; e a América Latina contemporânea.

Estas discussões gerais, ao mesmo tempo que fortalecem o debate interno, são a base de uma de nossas publicações próprias: os Dossiês NETSAL, publicados anualmente. Outro formato de publicação, vinculado aos debates do núcleo e às suas redes de colaboração, são os Cadernos de Trabalho NETSAL. Além destas publicações coletivas, os trabalhos dos pesquisadores grupo tem sido publicados em artigos e livros, principalmente em português, espanhol, inglês e francês.

Visite-nos também em nossa página da ACADEMIA e do FACEBOOK.