Seminários
Setembro de 2023
Marx’s Late Writings: Palestra com Kevin Anderson
Junho de 2023
Junho de 2013
Novembro 2021
Seminário Mudança Social e o Futuro do Brasil
Outubro 2021
Seminário “Pensar a América Latina a partir do Brasil: teoria crítica, movimentos sociais e pensamento latino-americano
O seminário acontecerá de forma remota entre os dias 7 e 8 de outubro pelo Youtube no canal IESP-UERJ: https://www.youtube.com/channel/UCoUc_wjfl-AUKj9H6Vkx37w.
Contaremos com três painéis, além de mesas de abertura e encerramento, com debates sobre pensamento latino-americano, sociologia política, movimentos sociais e crise na América Latina e no Brasil.
O evento é organizado pelo NETSAL e pela Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS) e conta com apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
O seminário é preparatório para o XXXIII Congresso da ALAS, que será realizado entre os dias 14 e 19 de agosto de 2022 na Universidad Nacional Autónoma de México. (Mais informações sobre esse evento em: https://sociologia-alas.org/).
Maio e junho 2021
Diálogos Internacionales – Movimientos, agendas y nuevos horizontes políticos: retos y alternativas antes la crisis civilizatoria
Curso internacional organizado pela Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid e o Research Committee on Social Movements da International Sociology Association (ISA), com o apoio do NETSAL e várias outras organizações espanholas e latinoamericanas, como ALAS e CLACSO. O programa conta com aproximadamente 70 convidadas/os de 15 países e conta com três jornadas de três dias.
Jornada 1: 26, 27 e 28 de maio
Jornada 2: 9, 10 e 11 de junho
Jornada 3: 23, 24 e 25 de junho
Maio 2021
Assembleia Constituinte no Chile e o fortalecimento da democracia
Maio 2021
Protestos e repressão na Colômbia
Com a participação de:
María Elena Rodriguez (IRI-PUC)
Alexander Gamba (Universidad Santo Tomás de Bogotá)
Novembro 2020
15 anos do NETSAL - Diálogos sobre a América Latina contemporânea: dos progressismos ao novo ciclo político
Seminário de comemoração dos 15 anos do núcleo.
Diálogos 1: memória coletiva do NETSAL
María Maneiro (UBA, Argentina)
Fabricio Pereira da Silva (Unirio)
Rafael Rezende (doutor pelo IESP-UERJ)
Diálogos 2: o novo ciclo político na América Latina
Alice Soares Guimarães (CIDES-UMSA, Bolívia)
Alexis Cortés Morales (Universidad Alberto Hurtado, Chile)
Simone Gomes (UFPEL)
A gravação do evento está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p9pbYpw_tyM.
Fevereiro 2020
Simpósio internacional "The Conservative Blacklash: Brazil in Comparative Perspective"
Simpósio internacional “The Conservative Blacklash: Brazil in Comparative Perspective”, na Freie Universität Berlin.
José Mauricio Domingues participou do painel “The Conservative Backlash as Challenge for Social Sciences and the Humanities”, junto a Nitasha Kaul (University of Westminster, London) e Nicole Curato (University of Canberra).
17/2/2020
Outubro 2019
Grupo de Trabalho CLACSO
Veja a programaçãoSetembro 2018
Curso de Extensão: Cidades - Olhares Periféricos
Veja a programaçãoSeminário Interações entre os Movimentos Sociais e o Direito
Veja a programaçãoJunho 2017
Marx - O Capital – 150 anos depois
Veja a programaçãoSetembro 2016
The Modern Imaginary and Developmental Trends: A Conference
Veja a programaçãoJunho 2015
I Seminário Internacional de Teoria Social e América Latina
Veja a programaçãoColóquio - Jornadas de Junho... dois anos depois
Dois anos após as mobilizações que sacudiram o país em Junho de 2013, o Colóquio discutiu seus múltiplos significados, impactos e desdobramentos na política, na sociedade e na cultura. Serão apresentadas interpretações que resultam de pesquisa empírica realizada ao longo dos dois últimos anos em diferentes cidades, bem como análises da atual conjuntura política.
Data 22 de Junho de 2015
Local: IESP-UERJ, Rua da Matriz, 82, Botafogo
Veja a programaçãoNovembro 2014
Seminário internacional - Os BRICS novas configurações do poder global? O que muda, permanece?
Veja a programaçãoAbril 2014
Seminário Hispano-brasileiro - Reconfigurações Geopolíticas e Crise Global: diálogos Europa – América Latina
Veja a programaçãoMaio 2014
Seminário internacional - Diálogos Movimentos Sociais e Universidades na América Latina: pesquisa militante, construção de conhecimentos e bens comuns
Veja a programaçãoDezembro 2013
Seminário Internacional - Reconfigurações Geopolíticas e Modernidade Global: América Latina e Europa em perspectiva comparada
Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2013 o NETSAL organizou em Madri com o Grupo de Pesquisa sobre Espaço e Poder da Universidade Complutense de Madri o Seminário Internacional “Reconfigurações Geopolíticas e Modernidade Global: América Latina e Europa em perspectiva comparada”. O Seminário é fruto de um projeto de cooperação internacional financiado pela CAPES e pelo Ministério de Educação da Espanha e contou com a participação dos coordenadores do NETSAL, Breno Bringel e José Maurício Domingues, além dos seguintes convidados: Carlos Milani, David Slater, Almudena Cabezas, Heriberto Cairo, Olivier Kramsch.
Veja a programaçãoMaio 2013
Ciclo de debates Brasil: do país do futuro ao futuro do país
Mesa 1. O presente do Brasil e suas projeções de futuro
Veja a programaçãoMesa 2. Movimentos Sociais e Desigualdades
Veja a programaçãoMaio 2012
Global Modernity and Social Contestation
O Seminário Internacional – Global Modernity and Social Contestation teve como objetivo central reunir destacados especialistas internacionais (provenientes da Índia, China, Australia, África do Sul, Moçambique, Egito, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Bolívia, Argentina, além do Brasil) para discutir as interações entre a teoria crítica e as contestações sociais. Desenvolvidos habitualmente como campos de discussão bastante delimitados e paralelos, suas conexões são pontuais e problemáticas. No entanto, ao mesmo tempo em que presenciamos um período de crise global com profundas transformações sociais, ambos os campos vivem um momento de redefinição e o Seminário discutiu até que ponto uma maior interação entre eles pode enriquecer e permitir a construção de uma agenda de pesquisa comum, lançando um olhar bidirecional sobre como se podem reunir e renovar essas correntes, identificando problemas e gargalos, disjunções e impasses, bem como possíveis conciliações e soluções. Com isso em vista, a definição das mesas do seminário foi cuidadosamente pensada para instigar o debate, tendo em conta a origem dos convidados, o gênero, suas linhas de pesquisa e os eixos temáticos centrais para o diálogo.
Veja a programaçãoAs Mobilizações e os Nossos Direitos
Debateu o ciclo de mobilizações que vem ocorrendo no Brasil, a partir do olhar da periferia e de militantes e intelectuais de esquerda.
Organização: projeto Movimentos Sociais e Organizações do Rio de janeiro – Faperj / Netsal / IESP-UERJ