Projetos em Andamento

Descrição: Nos últimos anos proliferaram uma série de propostas de ´Pactos Verdes´ e de políticas de transições socioecológicas que buscam oferecer respostas à emergência climática e à crise socioecológica contemporânea. Partindo do pressuposto de que estas políticas de transição são heterogêneas e muitas vezes antagônicas, esta pesquisa pretende analisar as disputas entre os projetos de transições socioecológicas em andamento na América Latina na última década. Mais especificamente, serão examinados três tipos de políticas de transição: corporativas, político-institucionais e populares, com ênfase em seus agentes, agendas e estratégias. Pretende-se com isso avançar em uma agenda de pesquisa que aborde, a partir da sociologia política, a dimensão relacional e conflituosa entre movimentos sociais, Estado e mercado no tocante à agenda socioecológica contemporânea e os horizontes de futuro. Projeto vinculado à bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1-D, 2023-2027).

Integrantes: Breno Marques Bringel – Coordenador.


Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Descrição: O projeto propõe uma análise da inserção de ferramentas digitais em práticas associativas relacionadas às condições de trabalho em dois setores da economia fluminense: a indústria de moda/confecção e os serviços de entrega por aplicativo. O monitoramento e a rastreabilidade das cadeias de valor é um tema que atrai interesse crescente na literatura internacional, que enquadra as consequências sociais da relocalização produtiva em escala global. Nesse contexto, as ferramentas digitais têm sido exploradas como recurso de detecção de violações de direitos humanos, além de plataforma para compartilhamento de informação entre trabalhadores. No presente projeto propomos ampliar a discussão sobre ferramentas digitais, condições de trabalho e cadeias de valor, aproximando-a da discussão teórica sobre ação coletiva e ativismo digital e oferecendo respostas teóricas e práticas para o caso do Rio de Janeiro. Para tal, o recorte empírico da pesquisa contrasta as dinâmicas associativas no setor de moda/confecção e nos trabalhadores de entrega por aplicativo, buscando esclarecer a interação entre a utilização de ferramentas digitais e os espaços face-a-face de diálogo e organização dos trabalhadores em cada um desses setores. Isso inclui tanto uma radiografia dos usos das ferramentas digitais (dispositivos mais habituais, propósitos, contextos e obstáculos) como também uma explicação da relação offline-online que se estabelece no cotidiano desses trabalhadores. Ao utilizar dois setores com perfis laborais bastante distintos, é possível também avaliar a forma como essas diferenças (de faixa etária, de letramento digital, de sindicalização etc.) impactam sobre a utilização de recursos digitais de mobilização. Os dados serão levantados prioritariamente por entrevistas semiestruturadas com interlocutores no campo, processadas e codificadas em software de análise de texto (MaxQDA).

Integrantes: Breno Marques Bringel – Coordenador / Pedro Borba – Integrante / Renata Versiani – Integrante / Paolo Gerbaudo – Integrante / Carolina Vestena – Integrante / Joyce Drumond – Integrante / Caroline Spagnolo – Integrante / Luan Cardoso Ferreira – Integrante.

Financiador(es): FAPERJ – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Descrição: O projeto tem dois objetivos inter-relacionados: por um lado, busca analisar os impactos das “transições ecológicas hegemômicas” espanholas (corporativas e político-institucionais) na América Latina. Por outro, busca mapear e examinar as “transições justas” vinculadas a processos socioterritoriais impulsionados por ativistas, comunidades e movimentos sociais no espaço ibero-americano. A pesquisa, financiada pelo programa Talento Investigador da Espanha, busca inovar teóricamente na compreensão das práxis e dos pensamentos de transição e conta com vários estudos de caso que serão desenvolvidos entre 2022 e 2026 no bojo do Observatório Ibero-americano de Geopolítica das Transições Ecossociais (Geoecos).

Integrantes: Breno Marques Bringel – Coordenador.

Financiador(es): Comunidad de Madrid – Outra / European Union (Structural Funds) – Remuneração.

Descrição: Este projeto, financiado pelo Edital de Auxilio a programas FAPERJ, tem por objetivo dar sustentação às atividades do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ. O projeto prevê a aplicação de recursos em quatro eixos principais: (a) apoio à formação e à circulação discente e docente; (b) suporte para a editoração de publicações do programa; (c) divulgação do conhecimento produzido por discentes e docentes das quatro linhas de pesquisa do Programa; (d) intercâmbio com colegas de outras IES na forma de palestras e missões de trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (20) Doutorado: (48) .

Integrantes: Breno Marques Bringel – Integrante / CARDOSO, Adalberto – Integrante / carlos antonio costa ribeiro – Integrante / José Szwako – Integrante / Mariana Cavalcanti – Coordenador / DOMINGUES, JOSÉ MAURÍCIO – Integrante / Fernando Fontainha – Integrante / Eugenia Motta – Integrante / Palloma Menezes – Integrante / Rogerio Barbosa – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Descrição: Projeto institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCP-IESP-UERJ). Busca, no plano da ciência básica, integrar as três linhas de pesquisa do Programa Instituições, Comportamento Político e Políticas Públicas, Relações Internacionais e Política Comparada e Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro às áreas de pesquisa científica prioritárias para o CNPq. Esta integração se dá por meio de um entendimento do escopo da ciência política como fundamental para a compreensão teórica e científica dos desenvolvimentos políticos, econômicos e societais dos pontos elencados nessas áreas prioritárias. O projeto está associado à viabilização de bolsas de Mestrado e Doutorado para o PPGCP.

Integrantes: Breno Marques Bringel – Integrante / Carlos Milani – Integrante / HOLLANDA, Cristina Buarque de – Integrante / Maria Regina Soares Lima – Integrante / Argelina Cheibub – Integrante / Fabiano Santos – Integrante / Pedro Villas Boas – Integrante / Christian Lynch – Integrante / Luiz Augusto Campos – Integrante / San Romanelli – Coordenador / Leticia Pinheiro – Integrante / João Feres Junior – Integrante / DOMINGUES, JOSÉ MAURÍCIO – Integrante / Fernando Guarnieri – Integrante / Luiz Fernando de Paula – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Descrição: Ce projet rassemble des collègues de différentes universités des Amériques qui ont travaillé longtemps à la construction d’une Sociologie de la Circulation de la Connaissance Scientifique. La tâche principale de ce projet est de développer le potentiel scientifique de l’analyse en termes de champ et de la prosoprographie en tant qu’outils pour l’é valuation des trajectoires individuelles, à afin de dépasser les limites des études bibliométriques basées exclusivement sur les bases de données dominantes comme Scopus ou WoS (Clarivate). Les études prosopographiques anté rieures réalisées par les partenaires sur divers univers de chercheurs montrent un riche panorama composé de revues nationales, de circuits locaux, de biblio-diversité, et de langues natives. Ce projet vise à produire une étude exploratoire comparative sur des bases de données CRIS, pour observer les différences entre l’Argentine, le Brésil et le Canada. Les pays de l’Amérique Latine impliqués sont historiquement liés à la Francophonie à travers la formation et la recherche universitaires, et donc la finalité de ce projet est de consolider un réseau de collaboration pour aborder à l?avenir les études prosopographiques basées sur les systémes nationaux d’Information scientifique..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Breno Marques Bringel – Integrante / Fernanda Beigel – Coordenador / Ana Maria Almeida – Integrante / Yves Gingras – Integrante / Vincent Larivière – Integrante.

Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie – Cooperação.

Descrição: SciCi – Science in Circulation é um grupo de pesquisa e estudos que iniciou suas atividades em janeiro de 2021 e está inserido no Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp. Assim como os diversos grupos de pesquisa dos Institutos de Estudos Avançados alocados nas mais renomadas universidades, tanto brasileiras quanto estrangeiras, o SciCi objetiva a articulação entre diversas áreas de pesquisa, sendo o seu enfoque estudos que adotam a perspectiva da sociologia histórica das ciências ou da história social das ciências. As pesquisas do grupo focalizam as grandes áreas do conhecimento científico – ciências humanas, ciências exatas e ciências naturais – a fim de identificar os condicionantes sociais e intelectuais da produção, da circulação e da difusão científica. Para isso, a produção científica é considerada a partir dos campos de produção e de difusão, o que implica o estudo de instituições que desenvolvem, divulgam, aplicam ou financiam atividades de pesquisa, bem como a consideração de trajetórias dos agentes sociais envolvidos nesses processos. Cabe destacar ainda que o SciCi é composto por pesquisadores e colaboradores nacionais e estrangeiros, a fim de estabelecer um diálogo que avance por meio de estudos comparados entre campos científicos nacionais distintos, um desafio que permitirá equacionar o papel das respectivas culturas acadêmicas no âmbito do próprio projeto coletivo. O grupo está organizado em duas linhas de pesquisa. A Linha 1 investiga os espaços de produção, circulação e difusão científica nacionais e internacionais ? universidades, laboratórios, revistas, associações científicas etc. – a partir das lutas simbólicas envolvendo a imposição legítima de categorias, práticas científicas, especialidades, bem como as transformações da produção científica associadas à circulação de pessoas, recursos e textos. A Linha 2 investiga as memórias dos produtores científicos e das populações atingidas pelas suas ações no campo da saúde, especialmente considerando as ações em hospitais, historicamente determinadas pelas escolhas políticas de governos e pelos resultados das pesquisas científicas. Ambas as linhas buscam mapear as trajetórias de agentes sociais e suas estratégias por reconhecimento científico, entre pares e na sociedade mais ampla, bem como as modalidades de circulação, difusão e recepção de conhecimento científico no espaço transnacional, que envolvem condicionantes de ordem local, nacional, regional ou transnacional. 1. Expor e debater as pesquisas em andamento dos membros do grupo através de seminários e outras atividades internas, bem como organizar publicações coletivas a partir dos resultados desses encontros. 2. Organizar mesas redondas e atividades afins voltadas ao público acadêmico sobre questões relevantes da produção, circulação e difusão da ciência no mundo contemporâneo, reunindo pesquisadores em torno de temas transversais às suas respectivas pesquisas. 3. Divulgar para o público mais amplo material informativo relativo a práticas, instituições e agentes do campo científico, de modo a aproximar os diversos grupos sociais das formas e critérios de legitimidade da produção acadêmica…

Integrantes: Breno Marques Bringel – Integrante / Ana Maria Almeida – Integrante / joao marcelo maia – Integrante / Marcia Consolim – Coordenador / Adriano Codato – Integrante / Maria Carlotto – Integrante / Miguel Palmeira – Integrante / Elisa Kluger – Integrante / Helena Sampaio – Integrante / Rogerio Monteiro Siqueira – Integrante.

Descrição: Comparação entre Brasil, África do Sul e India.

Integrantes: José Maurício Castro Domingues da Silva – Integrante / Guilherme Leite – Integrante / maría elena rodriguez – Integrante / Monica Herz – Integrante / Lena Lavinas – Coordenador / Francisco Julião – Integrante.


Financiador(es): Witsrand University – Cooperação.

Descrição: Desenvolvimento da teoria social latino-americana.

Integrantes: José Maurício Castro Domingues da Silva – Coordenador / Alice Guimarães – Integrante / Breno Bringel – Integrante / Esteban Torres – Integrante / Kathya Araujo – Integrante / Viviane Brachet-Marquez – Integrante / Mariana Heredia – Integrante.

Financiador(es): Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales – Argentina – Auxílio financeiro.

Descrição: CAPES PrInt (2018-2023): O objetivo geral do projeto é realizar uma série de pesquisas sobre a multidimensionalidade das desigualdades sociais e políticas públicas de combate às desigualdades. Objetivos específicos a cada dimensão analisada são descritos a seguir: A) Desigualdades raciais e ações afirmativas: O objetivo é analisar de que modo as intervenções focais que buscam a reversão dos efeitos socioeconômicos de um dado tipo de discriminação, isto é, as políticas de ação afirmativa em uma compreensão ampla, vêm sendo incorporado em diferentes políticas públicas redistributivas. Sobretudo, busca-se entender como tal princípio é normatizado em procedimentos concretos, quais suas justificativas e eventuais insuficiências, bem como seus impactos concretos na sociedade; B) Desigualdades socioespaciais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: O objetivo é elaborar etnográfica e analiticamente uma agenda de pesquisa sobre múltiplas dimensões das desigualdades socioespaciais, centrada na produção da moradia de baixa renda, tanto no Rio de Janeiro quanto em outras cidades do dito sul global. O propósito é avançar no sentido de uma leitura qualitativa das desigualdades urbanas (e sua reprodução no tempo e no espaço), tendo em vista a conjuntura recente de preparação do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016 e da crise econômica e política que se instalou no estado do Rio de Janeiro; C) Poder Judiciário e a naturalização das desigualdades: Procuramos desenvolver uma agenda de pesquisa que explore o novo ambiente dentro do qual tribunais têm mobilizado pautas até então estranhas aos seus postulados fins institucionais. À título e em nome de uma igualdade material, de um Direito e de um processo que tratam desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades, juízes têm erigido um Direito que, no lugar de combater as desigualdades, atua como forte dispositivo de sua naturalização. Através do emprego de conceitos tais como ativismo judicial, materialização do Direito, judicialização da política e politização da justiça, um novo papel dos tribunais é pressuposto; D) Estratificação educacional: Estratificação educacional refere-se ao estudo dos aspectos seletivos do ciclo escolar dos estudantes em relação a suas origens sociais, e do efeito da escolaridade sobre a realização socioeconômica dos indivíduos (Hauser, 1970). Este estudo localiza-se dentro da primeira temática, buscando investigar os processos de seleção que diferenciam o desempenho e os rercursos dos estudantes ao longo do sistema educacional..

Integrantes: Breno Marques Bringel – Integrante / CARDOSO, Adalberto – Integrante / carlos antonio costa ribeiro – Integrante / Luiz Augusto Campos – Integrante / José Szwako – Integrante / Mariana Cavalcanti – Integrante / DOMINGUES, JOSÉ MAURÍCIO – Integrante / Fernando Fontainha – Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

Descrição: Analisa o desenvolvimento de uma dimensão específica e única da modernidade, isto é, sua dimensão jurídico política. Visa em particular uma exposição categorial sistemática e a identificação de tendências de desenvolvimento.

Integrantes: José Maurício Castro Domingues da Silva – Coordenador.

Descrição: I search for the main elements of the political imaginary and of political institutions of modernity as well as for alternatives to it.

Integrantes: José Maurício Castro Domingues da Silva – Coordenador / sérgio costa – Integrante / wolfgang knöbl – Integrante.

Financiador(es): Alexander Von Humboldt-Stiftung/Foundation – Auxílio financeiro.